sábado, 10 de outubro de 2009

Muito Além do Cidadão Kane

Opinião pública é o que as pessoas acreditam que as outras pessoas pensam." (Alfred Austim)

A alguma semanas assisti o documentários “Muito Além do
Cidadão Kane” (Beyond Cidadão Kane, 1993) , uma produção televisiva britânica dirigida por Simon Hartog, onde mostra a
influência midiática e o poderio quase monopólico da comunicação brasileira pela emissora de televisão Rede Globo. Seu fundador, Roberto Marinho, foi comparado ao personagem magnata da comunicação Charles Foster Kane, criado pelo diretor Orson Welles e baseado na vida de Willian Randolph Hearst. A alusão a Willian Hearst deu-se pela maneira grosseira a qual a rede Globo Manipula as informações a fim de formar opiniões

A GRANDIOSIDADE DA REDE GLOBO
Na década de 80, cerca de 80% das crianças paulistas assistiam o “Xou da Xuxa”, sendo ela, uma dos quarenta apresentadores mais bem pagos do mundo. A Rede Globo possuía mais de quinze mil funcionários e abrangia cerca de 99,2% de todo o território brasileiro e 99,9% dos televisores brasileiros. Em um estudo feito, 75% do orçamento publicitário do Brasil era destinado a Rede Globo e dois terços dos canais televisivos eram controlados por políticos, direta ou indiretamente. Cerca de 90% dos donos de empresa tinham interesse em divulgar sua marca/produto na emissora, mesmo levando em consideração que apenas um terço da população tinha orçamento para comprá-los. Foi a Rede Globo também, que colocou no ar o programa ao vivo mais famoso, Programa da Chacrinha - O mesmo foi cancelado devido ao seu caráter anárquico – e a telenovela mais assistida do mundo, “Roque Santeiro
”, sendo exibida até mesmo em Cuba. Até Silvio Santos começou na Rede Globo, porém afastou-se em 1975. Seu lucro dá-se pela comercialização do carnê do Baú da Felicidade e Telesena. Foi a Globo, também, a única a conseguir 100% de audiência, duas vezes ainda, e foi nos ultimos capítulos das novelas "Selva de Pedra" e "Gabriela", adaptação de uma obra de Jorge Amado.

O RESUMO
Mesmo não existindo Televisores no Brasil, Assis Chateaubriand fundou a primeira emissora de televisão da America do Sul, a TV TUPI, em 18 de setembro de 1950. Quatorze anos depois a primeira novela, “O Direito de Nascer”, vai ao ar. No mesmo ano, Joao Goulart Precede o golpe militar. A ditadura militar, então, formada por políticos, civis e empresários, tinha a intenção de restabelecer o sistema de informação e, em 26 de abril de 1965 a Rede Globo de televisão nasceu, ramificação do jornal “O Globo”, fundado por Irineu Marinho e criado em 1926, procedido pela Rádio Globo, criada em 1940.
Mas é Walter Clarck que está por trás do sucesso da Rede Globo, criando uma grade de programação e seqüências, que familiarizaram o público com a TV. Em 1967 o presidente Marechal Costa e
Silva, com seu breve milagre econômico, tinha a intenção de integrar a comunicação da população brasileira. Investiu pesadamente em um moderno sistema de comunicação, descuidando da saúde educação e destruindo emissoras locais. Um ano depois a censura prévia foi imposta e o congresso fechado. A Rede Globo era, indiretamente, controlada pelo governo. O Jornal Nacional, criado em 1962, não noticiava completamente os acontecimentos, revoltas não eram divulgadas e o sindicato não tinha voz. 30% de todo o orçamento brasileiro era destinado aos meios de comunicação interessados ao governo. Centenas de artistas foram exilados por não estaem de acordo com o governo. Médici criou o slogan “Brasil: Ame-o ou Deixe-o”.

REDE GLOBO + MANIPULAÇÃO
Os três principais pontos o qual mostra a manipulação da Rede Globo, dá-se pelos nomes Wladmir Herzog, Diretas Já e Lula x Collor. Torna-se evidente seu partidarismo com o governo e a intenção de manipular a população através destes três exemplos. Wladmir Herzog, jornalista da TV cultura, foi encontrado morto após uma sessão de espancamento onde era acusado de fazer parte do movimento comunista, proibido no Brasil na época. Sua morte foi divulgada como suicídio, o que a população evidentemente não acreditou pois seus joelhos encontravam-se a 15cm do chão, possuía marcas de estrangulamento no pescoço e os depointes não eram autorizados a entrar com cintos. Um segundo fato temos a a divulgação das Diretas Já. Em uma manifestação das Diretas Já em São Paulo, o Jornal Nacional divulgou como uma simples comemoração do aniversário de São Paulo. Por ultimo, o debate para a presidência da república entre Collor e Lula teve uma manipulação grosseira. A superioridade das ideias do Lula eram evidentes, mas ode o resumo feito no dia seguinte parecia mais uma peça publicitária a favor de Collor do que um resumo propriamente dito.

O GAY, A NOVELA E A REDE GLOBO
Mesmo o Brasil tendo a maior parada gay do mundo, o assunto da homossexualidade ainda é discutido com apreensão. Em um dos capítulos da Série Brothers And Sisters, um personagem pede o namorado em casamento e, ao aceitar, os dois beijam-se. Somada a séries como Will And Grace, Queer As Folk, The L World e Ugly Betty (Esta, colocando um personagem homossexual de 15 anos bastante afeminado) tratam de forma tranquila a homossexualidade. Diferentemente da RedeGlobo, a qual vetou muitas vezes beijos Gays.
Na Novela "Torre de Babel" as duas personagens lésbicas são mortas na explosão do prédio devido a rejeição do público à um casal gay na trama, Rafaela e Leila, vividas por Christiani Torloni e Silvia Pfiffer. O beijo gay em "América", "Mulheres Apaixonadas" e "Duas Caras" foi vetado. Aguinaldo Silva, diretor desta ultima novela, conta que chorou pelo veto e, como resposta, em uma das performances de Alzira, stripper vivida por Flávia Alessandra, é interrompida pela policia contextualizando a 'Moral' e a Liberdade de Expressão.
Porém, o primeiro beijo gay para valer em uma TV aberta ocorreu na minisserie "Queridos Amigos" protagonizada por Weber. E ninguém nem Tchum!. A questão a se pensar é a seguinte: Em um país onde os atores são agredidos por interpretar certos personagens (Jackson Antunes apanhou de um homem por personificar o personagem Leo, agressor de mulheres em "A Favorita"), um beijo gay realmente deveria acontecer? Será que o problema são os meios de comunicação ou o próprio telespectador. Os Estados Unidos produzem séries constantes com temática gay e a receptividade não se compara ao Brasil. Onde está o problema?

Os meios de comunicação não podem mais ser considerados o quarto poder ou um intermediário entre estes poderes, mas um poder que produz o Poder. Se, conforme Descartes, Penso e Logo existo, não existimos. Somos Cegos que apenas concordam e sorriem. Reclamamos, mas logo sorrimos pagando uma tarifa alta de R$2,55 de um metrô que vem dando problemas semana sim, semana não. Apertados, raivosos, imóveis e conformados. Apenas concordando e sorrindo.

"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante, nunca." (Immanuel Kant)

Por Cláudio_DeLarge

Um comentário:

Natália disse...

Esse documentário é GENIAL.O poder dos meios de comunicação é incrível. Lançam moda, opiniões, estilos musicais etc. Limitam com uma série de programas inutéis nossas percepções do mundo.

" A gente se vê por aqui. "