sábado, 10 de outubro de 2009

Beleza Americana

"A beleza é uma tirania de curta duração." (Sócrates)

Visualizo-a e a respiração torna-se irregular. Ela tinha tudo o que diziam ser um ideal de beleza.
Olhos azuis, Pele alva e branquissima. Sua brancura era atrapalhada apenas por pequenas pintas evidentes negras em seus braços e
pernas, totalmente depiladas. Cabelos louros acinzentados lisos e escorridos, rosto fino e irregular e bochechas vermelhas. Braços finos, corpo muito magro, seios pequenos e clavícula evidente. Pernas esguias, panturrilhas grandes e pés pequenos. Vestia um grande vestido branco aberto nas costas e um sapato verde baixinho. Seus olhos azuis profundos combinavam com uma boca vermelha e uma leve sombra roxa.

Ao chegar perto, percebo a beleza em contradição.
Os olhos azuis eram a cegueira que tomava conta. A pele alva e branca referia-se ao Vitiligo. Os cabelos sem cor e escorridos e as pintas negras eram culpa da AIDS. A ausência de pêlos devia-se a quimioterapia. As bochechas vermelhas nasceram pelo tapa que recebeu de quem amava, da mesma forma a perna quebrada e panturrilha inchada. Os seios pequenos eram uma complicação na mama e a clavícula evidente era a anorexia.
Vestia-se com o macacão que a U.T.I fornecia, e a pantufa verde, foi doada.

O motivo da cegueira foi uma lente de contato colorida que resolveu usar. O vitiligo veio sem motivo, ou talvez por ela odiar ser negra. Os seios foram perdidos devido a uma infecção na cirurgia para colocar silicone. A AIDS ela pegou através de um cliente - Era a única maneira de pagar sua cirurgia. Os hematomas recebeu do marido, a unica pessoa que a amava e, em troca, ela o infectou. A Anorexia veio junto com a depressão de ficar só. Agora ela está no hospital e acabou de roubar um avental da enfermeira por querer esconder as pernas feias e inchadas. Lá, havia uma seringa e, dentro de três horas, ela morrerá devido a uma infecção hospitalar.

Ela fez tudo para ser um ideal de beleza. E os teve.
A responsabilidade foi dela. A responsabilidade, é nossa.

"A beleza é indivisível. Quem chega a possuí-la prefere, em lugar de repartí-la, aniquilá-la." (Goethe)

Por Cláudio_DeLarge

4 comentários:

Carla disse...

como você faz isso? o eu texto esta impressionante. um verdadeiro tapa de luva

Anônimo disse...

nossa, quase um augusto dos anjos

Yuri disse...

arassou amigooooooooooooo

Natália disse...

Essa busca frenética pela beleza, só mostra o quanto somos fracos, o quanto é necessário para si que o outro nos deseje.