sábado, 23 de outubro de 2010

Considerações de Um Menino (quase) Perfeito!

" O abuso da graça é afetação; o abuso do sublime, absurdo. Toda perfeição é um defeito." - Voltaire

Pergunto-lhe, a Perfeição existe? O homem perfeito de um pagão era a perfeição do homem que há. Já o homem perfeito do cristão, seria a perfeição do homem que não há. Dizem que só Deus é perfeito, mas o ultimo que quis igualar-se a ele foi expulso do céu e levou consigo um terço dos anjos. Partindo dessa premissa, não levarei em consideração o mundo cristão para atingir a minha Perfeição. Pascal disse certa vez que ao levarmos uma virtude aos extremos, de um lado ou de outro, surgem vícios, os quais perdemo-nos não vendo mais as virtudes. Caímos então na armadilha da Perfeição. Caímos então na armadilha de nós mesmos.

Leitores, fazer-lhes-ei uma revelação. O EQUILÍBRIO NÃO EXISTE. Sério! A Terra gira, as placas tectônicas andam, os peixes do Yin e Yang nadam e a mistura do Branco e do Preto é uma cor feia. A desordem que altera o equilíbrio do corpo chama-se Labirintíte, quem vem da palavra "Labirinto". Labirinto é um lugar que você pode até chegar no seu destino, mas antes de retornar, ou você morre ou enlouquece.

Eu sei que é piegas demais isso que falarei agora, até por que se existe algo mais desoriginal no mundo, este algo é dizer "Meu maior defeito é ser perfeccionista". Porra, se você é perfeccionista, você nunca falaria isso. Isso é o que desmiolados falam em entrevista de emprego e, por isso, continuam desempregados. De qualquer forma, sou desoriginal e direi:
- Atualmente, ser perfeccionista está me fudendo.
Oh, assustou-se por eu ter utilizado "Porra" e "Fudendo" em um mesmo parágrafo? Eu também me assustaria, mas perfeccionistas não utilizariam palavras deste nível em textos/crônicas/contos/prosas. Viu, sou tão imperfeccionista que nem pesquisei a diferença deles. Eu até sei, mas "Não sabê-los" foi uma boa sacada para minha ilustração.

Tudo começou quando eu e dois amigos disputávamos uma vaga no Bando Itaú. Ela, 33 anos. Ele, 26 anos. Eu, 20 anos. Só eu passei. Surgiu outra vaga para a Sony Ericsson, onde sempre foi minha preferência. Resolvi tentar. Eles dois também. Uma só vaga, e foi minha. Consideraram uma puta falta de sacanagem, pois tirei a vaga do Itaú e acabei tirando a da Sony Ericsson.. Distanciaram-se de mim como tantos outros que concordaram com a visão deles frente a minha atitude. Será que eu realmente queria aquela vaga da Sony Ericsson ou foi apenas um teste para provar-me que conseguiria aquela vaga também? O salário era o mesmo, apenas minha preferência pendia um pouco para a outra vaga. Não seria certo eu deixá-la para um deles dois? Mas eu nunca saberia se também passaria nela. Tenho 20 anos e tenho um salário ótimo considerando meu curriculum e idade. Passo horas tentando ser o melhor da minha sala, o melhor do meu trabalho, o melhor na dança, o melhor em conhecimento de cinema. E sabe onde fica minha vida afetiva e amorosa? Eu também não sei.

- Cláudio, você quer esta vaga? Então me responda, qual o seu maior defeito.
- Eu sempre quero ser o melhor. Eu sempre serei o melhor e mostrarei a todos. As vezes, pode ser mal interpretado.

Muitas pessoas valorizam o PERFECCIONISMO e consideram-no sinônimo de sucesso e auto-realização de uma pessoa preocupada em melhorar-se cada vez mais. Em contrapartida, o perfeccionismo vai de encontro a evolução pessoal. Ao contrário do que pensam, seus traços não são a qualidade e o auto-aperfeiçoamento, mas a tentativa obsessiva de evitar os erros pelo medo de constatar a própria imperfeição. Não é o desejo do sucesso, mas o medo do fracasso. Os objetivos nascem da comparação alheia ou em compensação de erros anteriores. É a partir daí que nasce a Crença Central de que o indivíduo só será aceito pelos outros se for impecavelmente perfeito. Induz-se a uma excessiva preocupação com a opinião alheia. São ainda mais difíceis nos relacionamentos, devido a ser totalmente autocentrado. Preocupa-se mais consigo mesmo do que com os outros. As dificuldades de relacionamento deve-se por não enxergar os outros, mas apenas a si. Dessa forma, encontra-se dificuldade em estabelecer vínculos. Não me entrego, não me doarei, pois tenho muito medo de me perder, de separar-me de mim mesmo para acolher o outro.

Sou cheio de defeitos, e uma das minhas maiores qualidades torna-se o meu maior defeito. Não existe equilíbrio, assim como a Perfeição também é inatingível. E, talvez, a real intenção de escrever este texto, como tantos outros auto-críticos, é dizer para vocês "É, eu sei que tenho defeitos, não precisa expô-los, já estou eu fazendo isso". Essa mania de sempre querer estar a frente dos outros...



Cláudio Delarge

5 comentários:

L. Fernando disse...

Na hora que li o post lembrei de uma frase...

“I'm tough, ambitious, and I know exactly what I want. If that makes me a bitch, okay.”
[Madonna]

Sou assim também, e não tenho vergonha, não. Deveria? Não faz muito bem nem pra mim nem pros outros, mas funciona. :)

Carla disse...

Ehh, quando você quer ser um grande chato, você consegue. Mas nem conheço ninuem quase tão perfeito como você.
bj

Natália disse...

Perfeição,equilíbrio, erro, acerto. São conceitos, e como conceitos são dotados de subjetividade. Você afirma que não há equilíbrio, eu posso afirmar que há. E quem estará "certo"? Não sei. Mas se entendemos como perfeição tudo que está isento erros/defeitos, constatamos que não existe. A nossa própria finitude é capaz de explicar isso. Se morremos, é porque algo aí deu errado, por algum desequilíbrio orgânico, algum conjunto de acasos infelizes. Enfim, a morte prova o quanto somos imperfeitos. E tentar essa perfeição em vida é como se quisessemos driblar a mortalidade, de preencher as lacunas cavadas pela angústia de não possuir respostas pra tudo, com o melhor que podemos ser. Tentar ser melhor que o outro também é uma forma de se destacar, de mostrar pro mundo o quão importante e necessário você é, mesmo sendo finito.

Esse post me fez lembrar de um dos poemas que eu mais curto do Fernandão:

Poema em linha reta

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Unknown disse...

Eu também sou assim, sempre buscando a perfeição em tudo que faço.
Mas não gosto de chamar essa mania de perfeccionismo. É meio pedante. Acho que denominá-la como "autoexigência máxima" é melhor.
Me cobro demais, porque me parece que devo sempre fazer as melhores coisas - sem errar.
O problema nisso tudo são as frustrações que de vez em quando surgem, afinal em determinados momentos é impossível atingir as minhas próprias expectativas, por conta de outras pessoas, das circunstâncias ou dos meus próprios limites.
Já tentei ser mais "leve", mas não consegui. Por ora, vou continuar nessa paranóia.

Anônimo disse...

Pomba gira, minha rainha pomba gira MARIA OADILHA , rainha das 7 encruzilhadas, peço assim: va o de ...estiver e faça com que ele naõ descanse enquanto não falar comigo. qe seja pelos poderes da terra , pela presença de fogo, pela inspiraçao do ar,pelas virtudes das aguas,. Invoco as 13 ALMAS BENDITASD. PEla força dos coraçoes sagrados,e das lagrimas derramadas por amor,para que se dirija ate onde ...estiverneste momento e traga seu espirito ate mim, amarrando-o definitivamente ao meu., que seu espirito se banhe na essencia do amor,que ....jamais desje outra mulher, e que ele so tenha olhos para mim..SALVE POMBA GIRA MARIA PADILHA, RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS,TE PEÇO ASSIM; gira , vai mulher ,gira, gira, a meu favortrazendo para mim ...e pedindo assim; ar move,fogo transforma,agua forma,terra cura, e vai girandoe roda vai girando, vai trazer para mim....apaixonado o mais rapido possivel, que dessa vez ele volte definitivamente aos meus braços. que ....ame somente a mim,e me faça muito feliz,que seja carinhoso comigo,e que naõ consiga olhar para nenhuma outra mulher que nao seja eu,Que sinta-se bem ao meu lado,que sinta a minha falta,e venha ao meu encontro,e me peça para que eu nunca o abandonee e nao consiga parar de pensar em nós 2 juntos,e que nunca queira sair sosinho,a naõ ser em minha companhia.ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ , ASSIM ESTA FEITO.SALVE POMBA GIRA, SALVE SETE SAIAS, SALVE SUAS IRMAS MARIA MULAMBO,MARIA PADILHA ARREPIADA, E TODAS AS OUTRAS DA FALANGE.SALVE 7 SAIAS MINHA BOA AMIGA, MULHER DE 7 EXUS, DEFENSORA DAS MULHERESSALVE SETE SAIAS MINHA BOA E GLORIOSA PRINCESA,, CONHEÇO TUA FORÇA,CONHEÇO TEU PODER,TEM PEÇO ATENDA MEU PEDIDO,que ...fique cego para outras mulheres,que outras mulheres nao chamem sua atençaosomente eu terei esse poder.Que ...nunca consiga fazer sexo com outras mulheres, que ao tentarseu corpo nao aguente,e que ele nao consiga nem tocar outra mulher. que ...deixe de vez de amar e abraçar outra mulheres. Que ...me asumma de vez em seu coraçao.FAÇA COM QUE ELE FIQUE LOUCO AO OUVIR MINHA VOZ,OU PENSAR EM MIM OU ME VER.Fça ....sentir por mim um desjo fora do normal, como os 7 EXUS que acpmpanham seus passos.Rogo e suplico que amarre ...nos 7 nós de sua saia e nos 7 guisos de sua roupa. somente para mim,.Agradeço por estar trabalhando a meu favor.vou divulgar seu nome em troca desse pedido.de trazer ...para mimhoje e semprefaça com que ele se torne meu ainda hoje pense em mim e me procure.aida que ...resista,soprem meu nome no ouvido dele a ponto de enloquecer,, que ele não consiga parar de pensarem mim,que le nao consiga ficar longe de mim,m pois tera medo de me perder.que venha me dizendo que me quer somente ao seu lado.ASSIM SEJA ASSIM SERA.EU PROFETIZO EM NOME DO PAI EM NOME DO FILHO EM NOME DO ESPIRITO SANTO que ...vai vir correndo atras de mim , louco e apaixonado o mais rapido possivelpedindo apra ficar comigo.. Confio nom poder dasfalanges da pomba girarainha das 7 encruzilhadas, cada vez que for lida essa oraçao mais forte ela se torna,pedindo que me conceda o pedido de trazer ...aos meus pés,. sei que os espiritos da falange da pomba gira já estao soprando meu nomede dia e de noite , e daqui a pouco ele nao vai conseguir dormir se nao estiver comigo.Confio no poder das 7 encruzilhadas,, vou continuar divulgando essa oraçao poderosa,QUE ASSIM SEJA ASSIM SERÁ ASSIM ESTA FEITO.hoje mesmo ele vai me procurar,...voçe vai me pedir para ficar somente comigo,.Pelos poderes da pomba gira ela vai te trazer louco por mime completamente apaixonado com medo de me perder.ELA vai trazer ...com medo de me perder,só por mim ... sentira tesão, só minha boca tera vontade de beijar.ela vai amarrar ... a mim.... EU CONFIO NO PODER DA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS,. E ASSIM SERA E ASSIM ESTÁ FEITO ELE JA E´MEUE ESTA AMARRADO EM BAIXO DO MEU PÉ ESQUERDO.Eu publicarei por 15 dias essa oraçao ao seu favor rainha das 7 encruzilhadas,.EU PROFETIZO QUE ASSIM SERA ASSIM ESTA FEITO.OBRIGADO MONHA RAINHA POR ATENDER MEU PEDIDO.