sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

CRISTIANISMO: Um Jesus Fantasioso

"Jesus não encontrou-se com Satanás no deserto. Esta era uma forma de mostrar Jesus e suas limitações humanas".

AVISO IMPORTANTE: Este texto fere com a ideologia da igreja cristã.

Com toda essa vibe de Natal e Ano Novo, decidi pesquisar sobre quem, realmente foi Jesus Cristo. Não o Jesus Cristo-icone, moldado através dos interesses da Igreja Cristã, mas o Jesus como existência humana. Pesquisando, descobri coisas interessantíssimas que vocês lerão no decorrer deste texto. (Está bem resumidinho...)

O PARTO
Jesus, como já disse em um post anterior, não nasceu em 25 de dezembro. A Igreja Católica decidiu cristianizar as festas pagãs que ocorriam no solsticio de inverdo ao Deus do Sol romano, o que veio a calhar já que o nome "Jesus" significa "Sol da justiça". Ninguem sabe a data exata de seu nascimento, mas é certo que aconteceu antes da morte do Rei Herodes, em 4 A.C já que foi ele quem pediu o recenseamento fazendo com que Maria e José viajassem a Belem. Nos evangelhos de Mateus e Lucas, afirma-se que nasceu em Belém pois queriam que suas versões da vida de Cristo alinhassem-se a uma profecia do antigo testamento, segundo o qual o Messias nasceria na terra do Deus Judeu. Porém, a indícios que o nascimento ocorreu em Nazaré.

Os Três Reis Magos
Para começo de conversa, não eram reis e não seguiram estrela nenhuma. Só a registro dos magos do oriente e que seguiam um corpo celeste, mas não diz se eram reis ou quantos eram. Como os magos trouxeram três presentes supõe-se que eram três reis. Melchior (Rei da Persia), Baltazar (Rei da Arábia) e Gaspar (Rei da India), trouzeram o incenso, ouro e mirra. Poderiam ser astronomos ou astrólogos, já que usaram um corpo celeste para se guiar.

BROTHER JESUS
A virgindade de Maria é algo discutível e a presença de outros irmãos de Jesus tambem. Há ambiguidade no termo grego 'adelphos', que pode significar tanto "irmão" como "Amigo". Nos evangelhos de Mateus e Marcos, cria-se a História conhecida como "Cartá aos Galatás" e confirma-se a primeira interpretação que seria irmãos. Irmãos exitiram e seriam seis, duas meninas e quatro meninos. Além disso o evangelho apocrifo de José diz que ele era viuvo. Já os evangelhos canonicos informam que os supostos 'irmãos' dão ordens a ele, o que não poderia acontecer já que Jesus era o primogênito e 'mandava' na familia. Para completar. durante a crucificação, nenhum parente estava presente na base da cruz além de Maria. A igreja é totalmente contra esta teoria, pois iria contra um dos maiores dogmas Marianos da ingreja, o fato de ter dado a luz virgem e permanecer nesta condição até sua morte.
A teoria que Jesus tinha irmãos ocorreu no aprecioso achado arqueológico em 2002, o ossuário de tiago, uma urna de pedra com as inscrições "Filho de José, Irmão de Jesus". A urna é sem duvida legitima e data do tempo de Cristo. Se comprovada, esta seria o primeiro e unico objeto ligado a Jesus.

ESPELHO, ESPELHO MEU. HOUVE ALGUEM MAIS INFLUENTE DO QUE EU?
A imagem consagrada é do tipico Jesus europeu, com os olhos azuis, branco, cabelos louros, longos e ondulados e traços finos. Ao julgar pelos registros históricos regionais, Jesus teria sido um homem baixo, de pele morena e cabelos escuros e encaracolados e, por ser um trabalhador braçal, tinha uma estrutura fisica bem desenvolvida. Como palestino, deveria ter as caracteristicas daquele povo, o que vai de encontro a imagem divulgada. Ao lado, a reconstrução facial pelo inglês Richard Neave, da universidade de Manchester.


JESUS JAZIA AQUI...
Uma coisa é certa: Não foi com os consagrados 33 anos que Ele morreu.Até por que ele não poderia ter morrido com esta idade, já que se Jesus nasceu entre 6 A.C e 5 A.C e Pôncio Pilatos, algoz de Jesus, ocupou o cargo de prefeito da Judeia por 29 D.C. e 37 D.C.
O Messias morreu com, no mínimo 34 anos e no máximo 43. Analisando o calendário de lua cheia da Pàscoa judáica, há apenas duas possibilidades de data da morte de Jesus: 7 de abril de 30 D.C e 3 de abril de 33 D.C., ou seja. teria morrido entre 36 e 39 anos.

SRA. NAZARÉ - MARIA MADALENA
Há indícios que eles poderiam ter se conhecido ainda crianças e se casado no episódio dos evangelhos conhecido como 'Bodas de Caná', episódio ao qual Jesus tranformou água em vinho, que era parte fundamental da cerimonia de matrimônio (Pelos costumes judaicos o noivo é responsável pela distribuição de vinho). No evangelho apócrifo de Filipe, Jesus a beijava na boca e tinha tanta intimidade com ela que deixava os outros discípulos enciumados. Alguns historiadores sustentam a idéia que tivessem tido filhos, os quais nasceram na França após sua suposta morte, forjada por Pôncio Pilátos e José de Arimateia
No livro "O Código DaVinci" ainda vai mais longe. Afirma que o individuo ao lado de Jesus no quadro "A Ultima Ceia" trata-se de Maria Madalena e não de Lucas.

A BÍBLIA
Jesus não deixou nada escrito. A igreja Católica reconhece que não há como ter certeza se os evangelhos foram escritos realmente por Mateus, Marcos, Lucas e João já que nos textos não a menção dos autores. A Biblia como conhecemos só tomou forma no Conselho de Niceia em 325 D.C. e, que nestes tres séculos, a Igreja manipulou as transcrições e as traduções das escrituras. Hà indicios que os evangelhos de Mateus, Lucas e Marcos teriam sido escritos pela mesma pessoa, e todos os sinais da manipulação da igreja dão-se pelas omissões, coincidências e contradições presentes nela. Em um estudo feito, 89% do que está escrito em Marcos tambem está em Mateus e 72% de Marcos está em Lucas. Talvez não diga nada já que os evangelhos referem-se as partes mais importantes da vida de Jesus. Além disso, esses evangelhos não foram escritos logo depois que aconteceram. Datam dos anos de 70 D.C e 90 D.C e foram redigidos em aramaico e hebraico, provavelmente. Mais de 50 anos depois de todos os acontecimentos. Chegaram até nós por meio de cópias, já que os originais foram perdidos.

As traduções da Bíblia não podem ser consideradas verdades absolutas. Grande parte escrita em aramaico e hebraico há 2500 (velho testamento) ou 1900 (novo testamento) anos atrás, já foi traduzida em 2.454 linguas e idiomas. Com certeza foi alterada e deturpada. Se não pela igreja católica - No Conselho de Nicéia em 325 d.c, a qual aderiu aos evangelhos que mais lhe conviam, excluindo os evangelhos apócrifos (Evangelhos excluidos da biblia pela igreja católica por acreditarem que o povo não conseguria distinguir seus ensinamentos, não tendo um foco na edificação espiritual em Jesus.) - pelos tradutores e copistas.
Vejam um exemplo simples:
Na lingua inglesa, o verbo 'To Be' tem o significado de Ser, Estar. Nas traduções ao pé da letra ou, para alguem que não tem domínio total sobre a lingua, a frase abaixo ficaria com dois sentidos completamente diferentes:

The Book Is On The Table
O Livro Está Sobre a mesa. (O livro está em cima de uma mesa)
O Livro É sobre a mesa. (O livro fala, descreve sobre uma mesa)

Se entre o inglês e o portugues, que são linguas irmãs, aconteceu esta duplicidade, imagine entre o aramaico (com mais de 3000 anos e um alfabeto próprio) e o português ( com 900 anos). Além disso, há palavras que existem em uma lingua e não existem em outra. Por exemplo, a palavra "Saudade" não existe na lingua inglesa. Para este sentimento, utiliza-se o "I Miss You" que, traduzido ao pé da letra, significa "Eu sinto falta de você".

É indiscutível que a Igreja Católica forjou muitas passagem da vida de Jesus e enriqueceu em cima de sua imagem. Todas as hitórias que temos, nenhuma é comprovada e a igreja concorda com esta questão. Jesus é um simbolo e uma história muito bem arquitetada. Sendo um ícone construído ou não, ele é o verdadeiro responsável por dormirmos tranquilamente todos os dias. Direta ou indiretamente.

Por Cláudio_DeLarge

4 comentários:

[Não te importa] disse...

Uma coisa é certa: é muito mais fácil acreditar nos que nos ensinam que ir atrás de uma resposta concreta. A comodidade que se tem é absurda. Felizes os poucos que tem sede de sabedoria e opnião própria, que não deixam levar ou serem enganados.

C. Junior disse...

É mais cômodo mesmo. Considero a Igreja Católica uma das responsáveis também pela alienação política. Nosso cérebro condicionou-se a 'não questionar', expandido-se esta imobilidade para outras questões da vida. De qualquer forma, a religião é uma discussão de horas.

PS: Escrevi 'trouzeram' no post. Foi erro de digitação, perdão.
:)

Natália disse...

Tudo depende da forma que você encara a religião. Temos essa necessidade de ter respostas, de crer em algo além de nós, independente se faz sentido ou não. As crenças blindam as críticas. Não sei classificar se é covardia ou muita coragem crer em Jesus/Deus e derivados.

Anônimo disse...

A arguição sobre o assunto é interessante, porém os argumentos são desprovidos de sustentação comprobatória diante de 2000 de uma história.