sábado, 2 de janeiro de 2010

O Retrato de Dorian Gray

"Todo o Homem nasce bom, mas é a sociedade que o corrompe." - Comte

O romance "O Retrato de Dorian Gray" foi publicado em 1891, tendo como autor o incrível Oscar Wilde. É o retrato e símbolo da decadência intelectual de juventude da era Vitoriana Inglesa - Período de prosperidade, paz e expansão do império britânico em conjunto com a revolução industrial - criticando sua postura e estilo de vida.
O romance gerou polêmica na época devido ao seu homoerotismo. Com isso e, combinado a atitudes excêntricas e públicos relacionamentos homossexuais, o autor foi julgado e preso por "cometer atos imorais com diversos rapazes".

Dorian Gray é um personagem de 17 anos dono de uma beleza narcisizesca que fascina todos que o conhecem, tanto homens como mulheres. Rico, lindo, simpático e ingênuo. Tornou-se então o modelo para o pintor Basil HallWard, não só pela beleza física de parecer um "Adônis que se diria feito de marfin e pétalas de rosa", mas por inspirar diversas outras obras do pintor criando então um amor platônico. Conhece então o Lordy Henry Wotton, personagem que representa as características da sociedade na época - cínico, sarcástico, preconceituoso, rico e convencido - convence Dorian Gray a sua visão de mundo hedonista de levar o prazer individual as ultimas consequências, tendo-o como objetivo primôrdial.

"(...) Sou de parecer que se o homem vivesse plena e totalmente a sua vida, desse forma a todo sentimento, expressão a toda idéia, realidade a todo devaneio... o mundo receberia um impulso de alegria que nos faria esquecer todos os males do medievalismo e voltar
aos ideais helênicos." .
Defende que a beleza sempre terá sua importância e sobrepõe-se a qualquer outra virtude, até mais que a inteligência.
"(...) A beleza, a verdadeira beleza, acaba onde principia a expressão inteligente (...) A beleza é uma forma de gênio... mais elevada que o gênio, pois dispensa explicação".

Convencido com estas idéias, Dorian Gray exclama "Se fosse eu que me mantesse jovem e o retrato que ficasse velho! Por isso, — por isso — Eu daria tudo! Sim, não há nada no mundo todo que eu não daria por isso. Até a minha alma." . Seu pedido então é atendido. Sua beleza continua com o decorrer de todos os anos, mas o quadro degrada-se e reflete sua atual vida, a qual cada pecado menor só é esquecido ao cometer pecados maiores. Como um Midas reverso, tudo que ele toca, destrói-se. O Bem e o mal são colocados em discussão, onde nenhum deles é algo distinto. Muitas vezes, são a mesma coisa. Quando Dorian Gray faz uma boa ação, a faz por ser realmente bom, ou para apenas aumentar seu ego? Para enganar os outros, inconscientemente, seu verdadeiro caráter?
Uma leitura que vale muito a pena.


Duas versões já foram feitas para o cinema.
Para o papel de Dorian Gray Hurt Hatfield em 1945(à esq.) e Ben Barnes em 2009 (à Dir.), mas apenas na versão de 2009, ainda sem data marcada para estrear no Brasil, ocorre um beijo gay, o qual pode ser visto na cena do Youtube abaixo. Particularmente, não gostei da escolha de Ben Barnes para o papel. Escolheria Ian Somerhalder, por exemplo. Independente, a única coisa que exijo neste filme, são os diálogos inteligentes do livro.

“(…)todo mundo pode ser bondoso no campo. Lá não há tentações. E é esta justamente a razão pela qual as pessoas que vivem fora da cidade não são absolutamente civilizadas. A civilização não é, de maneira nenhuma, uma coisa fácil de se alcançar. Há apenas duas maneiras de chegar a ela. Uma é a cultura e a outra, a corrupção. Ora, a gente do campo não tem oportunidade de travar conhecimento com qualquer das duas maneiras; por isso fica completamente estagnada(…)”

CENA BEIJO GAY - O RETRATO DE DORIAN GRAY (2009)



FRASES DE OSCAR WILDE:

"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre."
"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza."
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."
"Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio."
"Perversidade é um mito inventado por gente boa para explicar o que os outros têm de curiosamente atractivo."

UMA DAS MELHORES:
"Ser grande significa ser incompreendido"

Por Cláudio_DeLarge

4 comentários:

L. Fernando disse...

Aah cara, pensei hoje em ler esse livro! Adorei o post, assim que puder vou procurá-lo pra ler. :)

Até mais!

ps: adorei o layout do blog, ficou fofo! *-*

henrique teixeira disse...

Esta na minha lista


xoxo henrique teixeira

Belo blog
... Virei fã!

Anônimo disse...

Já tem para baixar na internet...

Natália disse...

Vou baixar agora! *-*