quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cristianismo x Jesus x Natal

"Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições" - Bill McKibben

Há mais de 1500 anos antes de Jesus Cristo, segundo a Bíblia, houve um primeiro enviado divíno responsável pelo primeiro código divido da Humanidade: Os Dez Mandamentos por Moisés. Duvulgando a mensagem do "Olho por Olho e Dente por Dente", criou um Deus colérico e vingativo, com a intenção de contêr um povo barbaro e rebelde. A (desculpa) intenção da criação de um Deus bravo era devido as tribos da época não entenderem a "Lei do Amor", criando então o ("Manual de como Escravizar o Próximo" e "Por que o sexo feminino é inferior") Velho Testamento.

Até que, para que uma nova mensagem de amor fosse espalhada ao mundo, chegou Jesus Cristo. No dia 25 de Dezembro comemora-se o Natal, representado pelo nascimento de Jesus Cristo. Mesmo sendo um feriado cristão, muitos o comemoram, consolidando-se como uma tradição e cultura. Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam. Roma Antiga, celebrava o nascimento do 'Deus Sol Ivencível' por altura do solstício de Inverno, o nascimento do Deus Persa Mitra e da festividades mesopôtamicas Zagnuk. E esta foi a grande jogada do Cristianismo: Utilizou várias analogias entre as tradições pagãs transformando-as em Cristãs oferecendo proximidade entre Cristo e as antigas divindades anteriormente cultuadas. Assim, conseguiu converter vários individuos para o Cristianismo. O maior golpe publicitário de todos os tempos.

A Igreja então, para acabar com os festejos romanos regados de orgias e banquetes (Oba!), respondeu com a Criação do Natal, mesmo não sabendo a data exata do nascimento de Jesus Cristo, o qual, calculado, estaria em torno de 6 a.C. Várias datas foram utilizadas na comemoração, mas apenas duas permeiam até hoje: o dia 25/12 como o nascimento e o dia 6/01, referente a vistita dos três reis magos.

(Enganando) Influenciando fiéis:
A festa de Natal é a junção de vários costumes de religições consideradas pagãs.

TROCA DE PRESENTES: Em Saturnália, os Romanos festejavam ao Deus Saturno através de presentes;. Depois, ficou ligada aos Reis Magos e seus presentes a Jesus.

ÁRVORE DE NATAL: Tribos celtas e germânicas referenciavam as árvores que suportavam o inverno (Carvalho e o Pinheiro) e as enfeitavam.

BANQUETÃO: No finalzinho do inverno para solicitar Luz e Esperança, orgias, danças, banquetes e muuuuuuita bebida formavam uma festança.

PAPAI NOEL: Inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável pelo atual visual do Papai Noel (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o Cartunista americano Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys.

O Cristianismo distanciou-se de Jesus Cristo. Uma nova ordem mundial foi criada e uma linha de pensamento difundida de uma forma abrangente e consolidada. A "Idéia" Jesus Cristo foi uma incrivel jogada. A propagação da "Lei do Amor" inverteu os papéis. Os cristãos, antes perseguidos e mortos, no poder, passaram a persequir e a matar. Santa Inquisição, idade Média e 2° Guerra mundical foram exemplos. De qualquer forma, necessitamos de algo a apegar-se e acreditar. O Natal teve seu significado alterado várias vezes, mas a vibe de tudo isso é que não é apenas uma data, mas um estado de mente.

Por Cláudio DeLarge

2 comentários:

Natália disse...

De comemorações pagãs a uma data meramente capitalista.

Qual será o futuro do Natal?

Anônimo disse...

Adoro quando você é polemico.