quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Geração Coca-Cola

"A grande lei da cultura é esta: deixar que cada um se torne tudo aquilo para que foi criado capaz de ser." (Thomas Carlyle)

Trabalho da Faculdade
Matéria: Sociedade, Comunicação e Cultura (Antropologia)
Tema: Invasão Cultural
Objetivo: Seminário cantado e teatralizado a fim de explicar aos alunos a Invasão cultural.
Turma: 2° Comunicação Social - Publicidade e Propaganda A
Música Original: Womanizer - Britney Spears (By N. Briscoe / R. Akinyemi / Chris Brown)
Paródia: Coca-Cola (By Cláudio DeLarge)

Revolução, a indústria desenvolveu-se
Lá no Tio Sam tudo tinha um interesse.
Equipamento e Produto e a Cultura Veio Tudo
Uma invasão - teleguiada, baby.

É um Deja-vu, quase um destino manifesto,
Este Brasil foi invadido sem protesto.
É um consumo capitalista em uma potência imperialista.
Você prevê, mas não quer ver, Baby.

Coca, Coca-Cola. Eu bebo mesmo é coca-cola light,
O meu e-mail tem dois ou quatro gyga bytes.
Para a DisneyLândia eu quero ir
Ver o Mickey e a Minnie sou um Pateta a me exibir

Lá pr'o cinema eu vou ir para um faroeste eu assistir,
Julie Andrews Vai Cantar e com o Chaplin eu vou rir.
Vou ver a Gilda tirar a luva e o Gene Kelly cantar na Chuva.

E o cinema foi usado para fazer divulgação,
Esta cultura do Tio Sam foi de grande exportação.
Cabelo estilo Marilyn Monroe. Com Ginger Rogers Fred Dançou.

Comportamento, um novo estilo foi lançado.
Cabelo e roura, tudo era copiado.
Atitude e revolta. Vou imitar o Jonh Travolta.
Jaqueta e Jeans - Sou James Dean, baby.

Paranóia, é só assim que eu vou ter glória.
Eu vou perder a identidade e minha história.
A internet facilitou o que a TV sempre afirmou,
Esta idéia globalizou, Baby.

Coca, não me amola, não me importa eu quero é gastar
Calça Diesel, Blusa Sommer que combinam com All Star.
Mostrar a calcinha e ser vadia.
Está na moda bulimia, peito grande e academia.

No Mc Donald's vou comer e no Starbuck vou beber.
Prision Break, Will & Grace e o Lost eu vou Ver.
Eu uso Jeans e estou afim de cabelo loiro e não pixain.

Quem ganhou foi o Obama para salvar todos da lama
E o ministro do Brasil eu nem sei como é que chama.
Me vê um Mac e um marlboro, Spo com Jontex eu dô no coro.

Nada mais se cria tudo se copia (Coca-Coca Colas, Nike Tenis Doze Molas)
Este é o tempo de Toda histeria (Messenger é a mania).

Coca, não me amola, não me importa eu quero é gastar
Calça Diesel, Blusa Sommer que combinam com All Star.
You- You-You Are, You- You-You Are
Capitaista, Consumista, Fashionista e um egoista.

Jornal de hoje eu nem li mas quero ver a MTV
para ver como me comportar saber o que vestir.
Adoro música, quem é Cazuza? prefiro Britney e Madonna é musa.

E o Brasil se resume a este tal de BBBê
Bunda, bola e bebida é só o que passa na TV.
O MPB é uma cultura, mas é o funk, minha loucura.

Eu tô curtindo este fato de toda alienação,
Para que eu vou pensar agora se eu tenho a televisão?
Globalização, agora tudo é uma grande pangeia.
O mundo todo é uma aldeia que vendem esta idéia.

***


Será que André Malraux, cientista social francês, estava certo quando escreveu que a cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado?

Video Womanizer (Clipe Oficial) - Britney Spears


OBS: Tentem cantar no ritmo da música acima. Dá certinho.

Por Cláudio DeLarge

2 comentários:

Anônimo disse...

foi foda o trabalho de vcs

Natália disse...

GENIAL