domingo, 17 de abril de 2016

_ainda sobre o amor

"I wanna fly so high that I'll never come down. I wanna love so hard, it could rip my heart out. I wanna get so lost that I'll never be found. Are you with me? Are you with me?" - Easton Corbin



Realidade e amor ainda são contraditórios pra mim.
Pois eu defendo o Amor Romântico (e monogâmico, mas não necessariamente) com uma paixão política quase irracional de um protagonista de Godard. O Amor Romântico visceral e benevolente visto nos livros e cinemas existe. Sim, ele é dificil e de extrema prova e provação, um trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação. Ele existe e compensa. E constitui a maior oportunidade de amadurecer e tornar-se um mundo para si mesmo. E para um outro.
Livros e filmes romanticos não são uma ilusão. São uma realidade, porém dificil de interpretar. E para isso é necessaria muita sensibilidade.
A arte é uma arma carregada de sensibilidade. Tá explicado então, por que a arte é um substantivo feminino.
Devemos saber diferenciar o AMOR de sentimentos que caminham em sua marginalidade, como ciúmes, orgulho, expectativas, exclusividade e projeções. Quando entendermos que Amor é a honestidade e proteção mútua, na delimitação e saudação de duas solidões e individualidades evoluidas através de sua interação, o entenderemos.
E para isso, precisamos de maturidade. E para isso, precisamos de experiências amorosas.
Um dias desses, eu conversava com meu parceiro o quanto os nossos ex's - os amores contingentes, segundo Simone de Beauvoir - são importantes e quanto eu os respeito. Se hoje estamos construindo um relacionamento de honestidade e lealdade, é porque aquelas experiências passadas com nossos outros amores, nos tornaram melhores para esse nosso Agora. Nós somos os pedaços do que absorvemos das pessoas e das experiências da vida. Nós nunca poderemos substituir ninguem, pois cada um é feito de lindos e específicos detalhes.
E eu amo cada detalhe do meu parceiro. Eu digo que meu parceiro é melhor que o NetFlix, pois eu poderia assistir cada detallhe daquele lindo sorriso e estonteante olhar por horas. Nenhum script ou roteiro é melhor do que estamos vivendo ou iremos viver.
E toda essa discussão surgiu de um pequeno conflito. Por que as pessoas acham que conflito é tão mal? Muitas coisas boas nascem de um conflito. A gente tem uma preocupação enorme em resolver o problema e não descobrir quem errou ou acertou. A gente prefere ser feliz do que ter razão.
Talvez o fato de termos diferentes linguas maternas - eu o português e ele o inglês - ajuda muito, pois fazemos um esforço maior em compreender o outro e ser compreendido. Pois até mesmo os melhores podem errar nas palavras quando elas devem significar o que há de mais leve e quase indizível.
Eu acredito em Amor. Budista que sou, eu acreditava que Deus estava dentro de nós. Hoje sei que, se existe um Deus, ele está nesses espacinho entre duas pessoas.
Se houver magia nesse mundo, terá de ser na tentativa de entender alguem. Partilhar algo. Amar e ser amado. Sei que é muito dificil e quase impossivel, as vezes. Mas no que isso importa? A resposta está na tentativa.
Há muita beleza em toda parte.
E se o amor é fantasia, a minha vida é um carnaval.



Nenhum comentário: