quarta-feira, 31 de março de 2010

A Final do BBB 10

"Nada tem nexo, tudo é apenas um reflexo" - Millör Fernandes

Primeiramente, vamos entender o porquê Marcelo Dourado transformou-se em um ícone da Homofobia para os gays. O principal apoio para esta iconização são quatro episódios específicos:
Dourado afirma que Heterossexual não pega AIDS. Se houve a transmissão, deve-se a um contato homossexual que o infectado teve (Sic!); Durante uma conversa sobre baladas gays entre Serginho e Fernanda, o lutador retira-se da mesa informando ter perdido a fome e estar enjoado; Após uma discussão com a participante Angélica, diz aos brothers que, se não estivesse no programa, quebraria os seus dedos e a espancaria até parar no hospital; Durante uma discussão com Dicésar, afirma "Independente de você ser gay, deve ser homem".

Todas as situações são carregadas de um preconceito inconsciente. Afirmava-se que dentro do BBB10, onde a principal característica era a Diversidade, a figura chucra e masculina agressiva de Marcelo Dourado seria algo como "Resistência Heterossexual". Apoiariam o "Orgulho heterossexual", palavras do próprio, como defesa do telespectador conservador. Qual o problema de ter um "Orgulho Heterossexual" se há o orgulho Gay? A resposta é simples e rápida: Um sofre preconceito, o outro não. Além disso tudo, ícone em questão possuía suásticas tatuadas no braço. O Dourado tornou-se uma suástica frente ao público gay e ao homofóbico.

Para quem não lembra-se a suástica é, inicialmente, um símbolo de ligação religiosa à divindades orientais. Ficou famosa por ser utilizada pelo partido nazista. Assim como Dourado, o símbolo criado e sua interpretação tornou-se mais forte que o próprio indivíduo em si. Eliminá-lo do programa, para a comunidade gay, era uma questão de honra. Alguns extremistas achavam um absurdo a torcida que crescia cada vez mais. A famosa "Mafia Dourada", com uma comunidade no orkut que ultrapassava 600.000 membros, foi resumida aos adjetivos pertencentes ao símbolo Dourado: Hipócritas, Ignorantes, Homofóbicos e Nazistas. Era isso que ele representava? Para uma grande parcela da população, Não.

Podem chamar de preconceito velado, mas Dourado foi visto como o PERDEDOR. Sua ascensão veio após a rejeição e exclusão que sofria na casa e o seu choro. O público sensibilizou-se. O BBB é o retrato do Brasileiro e o eleito foi o Dourado. Não o Dourado Homofóbico Nazista, mas o Dourado que mora em uma favela, foi rejeitado, sempre perdeu e teve a sua segunda chance. O que todos nós sonhamos ter. Ele peidava, arrotava, era ignorante, chucro e engraçado. Eram os seus defeitos que sensibilizaram e promoveu uma identificação ao público. A Morango foi resumida como "X-9", o Dicésar como "Falso" e a Fernanda não caiu nas graças do público feminino. Todos os seus concorrentes não eram bem vistos e seus defeitos não sensibilizavam. Tudo isso deu-lhe a vitória.


Ver três representantes homossexuais em um programa de maior audiência brasileira é considerada uma imensa conquista. Quando um adolescente descobre-se homossexual, o conflito interior e a zombaria dos colegas é de extrema dor. Ao vermos frases de ignorância expostas na TV aberta, sentimo-nos ofendidos por todo o Brasil. Quando essa ofensa é exaltada no programa que, ao nosso ver, era a possibilidade de uma normatização de comportamento e visibilidade positiva gay, uma conquista, sentimo-nos derrotados. Será que não entendem que muito mais que entretenimento, o programa tornou-se uma ideologia? Uma Militância Gay? Não houve "Heterofobia" por que tanto o conceito como a morfologia da palavra são de uma percepção extrema de ignorancia. A questão é que só queriamos nos ver na televisão como seres que somos: Extrovertidos, felizes e incontidos, e isso nos foi retirado com ofensas homofóbicas.

Dor de cotovelo? Interpretação errônea? Realidade? Tanto faz! A questão é que foi bom não termos 'ganhado' este BBB. Sociológicamente falando, se um gay viesse a ganhar o BBB, posteriomente seriamos mais aceitos sexualmente ou, levando em consideração o analfabetismo funcional brasileiro, interpretariam que a homossexualidade está espalhando-se e deve ser combatida? Sites evangélicos citaram "O Diabo uniu o homossexualismo e a Mídia para promover o satanismo"... Homossexuais que somos, precisamos normatizar o comportamento degrau por degrau. A vitória é de pouquinho em pouquinho. Vamos vencer!

Estamos aqui e sempre estaremos. Acostumem-se com isso. Bial, pode me chamar por que eu não tenho medo de enfrentar aí fora.

Por Cláudio_DeLarge

2 comentários:

bruno da costa ribeiro disse...

sr.dearge muito lucido esse seu post em especial o seguinte comentário "O BBB é o retrato do Brasileiro e o eleito foi o Dourado. Não o Dourado Homofóbico Nazista, mas o Dourado que mora em uma favela, foi rejeitado, sempre perdeu e teve a sua segunda chance. O que todos nós sonhamos ter. Ele peidava, arrotava, era ignorante, chucro e engraçado. Eram os seus defeitos que sensibilizaram e promoveu uma identificação ao público."
é isso msm, não tenho dourado como homofobico, mas sim como machista e preconceituoso e um ignorante em questões que fogem de seu mundinho obtuso!

Anônimo disse...

Acredito que o grande motivo do time dos "coloridos" perder foi o fato deles apresentarem o mesmo preconceito que els acusam receber de pessoas como o Dourado. Foi uma pena.