terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Falso Moralismo do BBB

"O falso é, às vezes, a verdade de cabeça para baixo" - Freud

Pode ser dito o que quiser, mas Big Brother Brasil é o assunto mais comentado nos sites de notícias, jornais, conversas em rodas, metrô, telefone e, principalmente, no Twitter. Os pseudo-intelectuais podem criticar a vontade a 'falta de cultura' deste programa voltado exclusivamente para o entretenimento, mas um individuo inteligente de verdade sabe aproveitar o seu material, e o BBB10 tem em sua estrutura conceitos de Sigmund Freud, Jung, Friedrith Nietszche, Michel Foucault... Enfim, BBB10 é filosofia e psicologia. É o ser humano despido e um retrato da sociedade mundial pós revolução industrial e um resumo do Brasil atual.

Não vou estender-me ou explicar conceitos neste post. A minha intenção é mostrar o profundo do falso moralismo e hipocrisia do telespectador brasileiro. O assunto: Tessália Serighelli, a Twitess. Famosa pela enorme quantidade de seguidores no Twitter a publicitária jogou 'errado'. As principais críticas são "Manipuladora" e um acontecimento debaixo do edredon com Michel, evocando um sexo oral. No Twitter e Fóruns o que mais se vê são críticas. Primeiro: e se realmente ela fez um sexo oral gostoso no Michel, Não era isso que todos esperavamos e queriamos ver? Brasileiro está tão acostumado a passar fome e a passar vontade com celulares de ultima geração ou camisetas originais da Oakley que quando acontece algo o qual esperavam, criticam. Aliás, nem aconteceu, mas mesmo que tivesse acontecido, qual o problema? Todos viramos virgens recatadas e homens respeitadores?

Falsidade e Manipulação. Visto que no Senado acontecem tantas barbaridades e o brasileiro que tanto crítica os políticos não faz absolutamente nada para mudar esta situação, parece que gostam que tudo aconteça debaixo dos panos. Gostam de ser enganados e convencidos. O problema não é o BBB10, mas o votante que faz um retrocesso dos valores morais. A Elenita é um exemplo de complexidade e insegurança com a própria imagem. Praticamente o reflexo de milhões de mulheres brasileiras que estão acima do peso e, por que não, homens também. O único diferencial é que ela tem a inteligência prática. Acham-na uma chata. O Marcelo Dourado é um homofóbico machista óbvio, mas só por que sofreu algumas retaliações o público caiu de amores, mesmo ele continuando a dizer "Homens Heteros não pegam Aids. Se pegam, é por que foram bissexuais" (2/02/2010). E a Tessália, que jogou abertamente para o público com seus questionamentos foi taxada de "Mau Caráter" e dissimulada. Mas o Brasil INTEIRO viu ela jogando, como ela pode ser dissimulada? Ficamos indignados talvez, não por ela ter sido 'Manipuladora", mas por ter a coragem de mostrar-se como ela é e, conseqüentemente, como somos "sem máscaras". Será isso uma PROJEÇÃO? São nessas concepções que aplicamos os conceitos do Niilismo de Nietszche, da psicanalise de Jung e da padronização de Foucault.

Não, eu não torcia para a Tessália, se quer saber. Minha preferida é a Elenita, seguida de Serginho, Dimmy e Angélica. Porém eu precisava desabafar. Eles condenam os outros por algo que também fazem e defendem uma moral que nem mais existe ou aplicada por eles próprios. Temos duas escolhas: Utilizar da sinceridade nadando contra a maré da hipocrisia, ou escondermo-nos do falso moralismo para não sentir a ira da sociedade. Nada é mais falso do que uma verdade estabelecida.

Por Cláudio_DeLarge

4 comentários:

L. Fernando disse...

"Camisetas originais da Oakley"! O que eu vejo de gente que usa camiseta, óculos... (já pegou um? é plástico vagabundo!) absurdamente caros - e feios. rs

Eu não entendo de filosofia, mas não concordo quando 'intelectuais' falam mal do programa. Talvez até seja o melhor! Ele briga de frente com a perfeição que Maneco exibe minutos antes.

Ah! Ainda não assisti Laranja Mecânica, mas verei assim que possível :D

E se tudo der certo, nos vemos sábado. Beijos!

L. Fernando disse...

Aliás, quanto mais vc coloca resenhas de livros e de filmes, mais vai aumentando minha lista de 'filmes pra assistir e livros pra ler', e eu ainda não terminei Dorian Gray! rs

Fui!

vinicius disse...

Ouçam o Podcast"Mundo Freak Confidencial",leiam e Assistam "O retrato de Dorian Gray";!! "IS TIME TO KILL"!!!

vinicius disse...

And...Live Satan!∆!