domingo, 16 de agosto de 2009

Evolução

A racionalidade referente à evolução do ser humano sempre foi amplamente discutida mesmo com o advento do cristianismo difundindo uma idéia de espécies que são imutáveis e fixas desde sua criação. De certo que há uma maior confortabilidade em acreditar nesta idéia lúdico-religiosa, a qual fere a primeira teoria/lei de Lamarck, naturalista francês, denominada Lei do Uso e do Desuso e que relaciono ao nosso cérebro. Acreditar no que nos é dito é fácil e confortável, porém nos torna inertes e 'involuíveis'. Portanto, vamos entender melhor as Teorias de Evolução.

O Lamarquismo
Criado pelo biólogo francês Jean Baptiste Lamarck, um dos primeiros a sugerir uma teoria de evolução formentada na alteração das espécies e a não levar em consideração idéias criacionistas (Criação do Mundo por Deus), defende que uma grande mudança do meio ambiente provocaria uma necessidade das espécies modificarem-se, levando-as mudar seus hábitos.
Essa teoria foi baseada em cima de duas suposições: A Lei do Uso e Desuso e a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos. A Lei do uso e Desuso afirma que a função faz o órgão, ou seja, utilizando muito determinado órgão, obriga-o a desenvolver-se o tornando mais forte ou sensível. Caso não o utilizemos, ocorre a atrofia. Já a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, os órgãos que se adaptaram ao meio são transmitidos hereditariamente a outras gerações. Esta ultima lei foi quebrada pelo cientista Weissman, que através de experimentos de corte da cauda de camundongos por sucessivas gerações, não causou a atrofia da cauda à geração.
Um dos exemplos mais famosos da Lei do Uso e Desuso são as girafas. Lamarck afirmava que a necessidade das girafas viverem em climas secos, onde as folhas e frutos encontram-se apenas no alto das arvores, fez com que elas desenvolvessem seu pescoço, esticando-o a fim de alcançar as folhas e frutos no alto da arvore.

O Darwinismo
“Era como confessar um assassinato", afirma o naturalista britânico Charles Robert Darwin, ao confessar suas idéias que iam contra as idéias religiosas a que acreditava.
Darwin pensou que, se havia uma população de girafas que poucas desenvolveram o pescoço e, em uma mudança no meio ambiente, os espécimes que tinham pescoço longo sobreviveriam e as de pescoço curto morreriam e não passariam suas características genéticas a outras gerações, extinguindo. Deu-se origem, então, a Seleção Natural.
Na Seleção Natural, as variações do meio ambiente conservam os favoráveis e elimina os desfavoráveis, ou seja, podem ser vantajosas, permitindo que os indivíduos possuidores de certas características sobrevivam e produzam mais descendentes do que aqueles que não as tem.

O Neodarwinismo
A Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores, tomando como estudo a Seleção Natural Darwiniana e estudos genéticos atuai, chegando em um ponto em comum: Os genes.
Baseia-se em quatro processos básicos da evolução: A Mutação, A Recombinação Genética (Crossing Over), A Seleção Natural e ao Isolamento Genético. Os três primeiros são responsáveis pelas fontes da variabilidade e os dois últimos orientam as variações em canais adaptativos

Talvez tenhamos atingido um grau de evolução física a qual pausaremos e com tendência apenas a evoluir mentalmente e intelectualmente. Levando em consideração que vivemos em um meio ambiente repleto de outras espécies, devemos pensar quanto à racionalidade a que nos auto-intitulamos e rever os conceitos desta palavra. A racionalidade está em um burro que se alimenta de seus vegetais necessários sem ferir as espécies ao seu redor, ou esta 'racionalidade' encontra-se no ser humano, auto-intitulado racional o qual adapta o mundo a favor de si, destruindo-o?
Para um ser consciente, existir necessita de mudanças a fim de amadurecer-se. E é amadurecendo que criamos indefinidamente. Esta chegando o dia em que, caso não deixemos tudo para trás, não iremos mais para frente.

Por Cláudio_DeLarge

Um comentário:

Nath disse...

Tá vendo como foi útil não cabular as aulas de biologia.