sexta-feira, 17 de julho de 2009

Chocolate

"Quando tudo corre mal a sempre o chocolate" - Garfield

O Chocolate e feito á partir da amendoa torrada do cacau. Indicios apontam os astecas como criadores do cacau, onde encontraram resquícios da substância nos vasos de cerâmica. No novo mundo, o chocolate era consumido como uma bebida amarga que combatia o cansaço, chamada xocoatl (Na língua nauatle, xococ significa "amargo" e atl, "água"). Foi no século XVI que os europeus conheceram o chocolate e começaram a importá-lo, mas foi na Revolução Industrial , no século XVIII, que se popularizou devido a tornar-se mais consistente e durável com a ajuda das maquinas de espremer manteiga de cacau.

Além de ser uma delícia, o chocolate também é saudável. Reduz o colesterol ruim, facilita da circulação sanguínea e no bom humor e retarda o envelhecimento. Além de proteínas, possui a vitamina A, B, C, D, E e sais minerais, como ferro e fósforo. Rico em flavonóides, é um antioxidante, ou seja, combate a oxidação das células e seu envelhecimento, ajudando a prevenir alguns tipos de câncer, fortalecendo o sistema imunológico e dilatando as artérias, o que facilita a circulação sanguínea.

O chocolate também ajuda o cérebro a produzir a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e felicidade.

A SEROTONINA
A Serotonina é um neurotransmissor, ou seja, uma molécula responsável pela comunicação entre as células do cérebro. Poucos neurônios a produzem, porem inúmeras células a detectam, desempenhando um importante papel em nosso sistema nervoso. Tem como função liberar alguns hormônios, regular o sono, apetite, o ciclo circadiano (ciclo biológico do ser vivo de 24h que é influenciado pela Luz Solar) entre outras. Sua ação é utilizada por diversos fármacos para controlar patologias como ansiedade, depressão, obesidade e esquizofrenia. O Componente utilizado nesses fármacos é a Fluoxetina, que é comercializada como PROZAC.
Funciona da seguinte forma: Um neurotransmissor ao ser liberado, encaixa-se como uma chave na outra célula a fim de comunicar-se. Sendo reabsorvido, ou seja, é recaptado pelo neurônio que o liberou. A fluoxetina inibe exatamente essa recaptação do neurotransmissor serotonina, que participa de modo importante nas áreas das emoções. Inibindo a recaptação no neurônio pré-sinaptico, aumenta a concentração de serotonina, maximizando a sua duração nos receptores pós sinapticos.

A DEPRESSÃO
A Depressão atinge cerca de 15% da população brasileira, sendo de maior incidência em pessoas de 20 a 40 anos. Quando os sintomas são tratados logo em seu início, os pacientes retornam as suas via normal mais facilmente. Porém em 25% dos casos, a doença torna-se crônica. Pelo menos, 60 % dos casos de suicídio, as pessoas apresentavam sintomas depressivos.
A vulnerabilidade feminina é duplamente maior em relação aos homens e, quem já teve algum episódio de depressão no passado, tem 50% de chances de repeti-lo.

Para prevenir ou curar-se. Na dúvida, coma chocolate.

Lembre-se: STRESSED (estressado) soletrado de trás pra frente é DESSERTS (sobremesas). Portanto, sobremesa (de preferência de chocolate) é o antídoto do stress.

Por Cláudio_DeLarge

4 comentários:

Felipe disse...

Para silogismo e analogia. Só Claudio de agora em diante. haha. Muito bom o texto.

Ponto de Brigadeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Chocolate é substituto de sexo e felicidade.
Eu não como muito, procuro evitar, mas aqueles amargos (com mais cacau) me convencem em serem comidos, são deliciosos. Os mais docinhos dispenso.

Para curar depressão, ou evitá-la, tem outro remédio também: exercício físico, principalmente aeróbico.
Musculação ajuda sim, mas muito pouco. Exercício aeróbico intenso é como tomar um Prozac, você consegue a substância naturalmente e ainda fortalece seu coração.

Psiquiatras deveriam recomendar isso. E psicólogos deveriam pensar duas vezes antes de enviarem seus pacientes ao psiquiatra.
Que tal perguntar antes: Você pratica exercícios? Não quer tentar?
Gostaria do telefone de um personal?
Ai, essa indústria de remédios me tira do sério...

Beijos,

Rafa.

Nath disse...

Chocolate é a solução e o início dos problemas ahahaha se bem que a frase original é ALCOOL, mas como você já dissertou sobre ele, acho que se adequa bem nesse caso também.

PS: Podemos comemorar a vida com bis!