segunda-feira, 3 de outubro de 2011

_como parecer inteligente ainda sendo você mesmo.



Pois quem nunca se viu em uma situação onde, rodeado de pessoas, você presenciava conversas cultas, recheada de comentários pedantes e citações de grandes pensadores?
E você, perdido, nem ousava explanar a sua opinião frente o governo de Luis Buñuel, as composições literárias barrocas de Mao Tse-Tung, o estilo de pintura de Michael Foucault e o teatro de Cartola.
Pois bem, meu amigo! Eu estou aqui para mostrar que você também pode ser inteligente e interessante (Aliás, eu quis dizer "PARECER" inteligente e interessante) mesmo assistindo Pânico na TV, adorando Velozes e Furiosos e achando a Lilia Cabral uma ótima atriz.

O primeiro passo para conseguir a proeza de parecer inteligente é tentar encontrar algo de inteligente no seu péssimo repertório. Se você não conseguir, pode pedir ajuda. Ninguem deve sentir vergonha de admitir a própria ignorância. Perceber que adorar as frases do Caio Fernando Abreu é pura falta de repertório e falta de pinto, não é vergonha. Portanto, meus amigos leitores da Veja, vamos esmiuçar nosso péssimo gosto:

O Segundo passo é metaforizar. A utilização da maconha ajuda!
Oh, ficou horrorizado por eu citar a maconha aqui. Pois fique você sabendo que droga é o que você escuta. Álias, droga é o que você lê, começando por este Blog. (-q)
Voltando... Vamos atribuir novos sentidos para o que gostamos. Para o exercício de hoje eu escolhi uma música de Axé. Contundente e profunda no âmbito das relações humanas. Seu nome é "Maionese" da cantora, apresentadora e compositora Gil.

Percebam o verso abaixo:
Maionese!
Ele me bate, bate feito maionese.
Percebam a crítica que esta música faz a violência doméstica. Gil narra, de forma muito perspicaz, um episódio onde ela, gestante, é espancada brutalmente pelo marido. A Maionese, é uma metáfora para a VIDA. Visto que é um molho a base de óleo e ovo, o ovo como seu maior constituinte representa o zigoto, a vida que está se formando e pode, a qualquer momento, perder-se.

E o que eu tinha tomado
Subiu direto E foi prá cabeça.
Não suportando mais essa vida difícil, Gil entrega-se ao vício do álcool.

Maionese!
Ele me bate, bate feito maionese.
Ela insiste nos espancamentos diários os quais é sujeita.

Nem sei mais. Como me chamo.
E onde eu vivo! E onde eu vivo! Já não interessa!
Ela foge de casa para não sofrer mais abusos do marido, porém a bebida mostra-se uma amiga traiçoeira e a confunde. Ela não lembra o próprio nome e perdeu-se de "si mesma". Está tão desacreditada que não esforça-se mais para lembrar quem é ou onde mora.

Contundente esta música, não é mesmo meus caros amigos!? Não obstante ela também discorre sobre o racismo presente em nossa sociedade. O antagonista desta história, o marido covarde Rocky Balboa, é representado pela parcela mais marginalizada de nossa sociedade. Os negros. Perceba no verso abaixo:
Bate que bate! Lá vem o chocolate!


___

Tenho certeza, meus caros amigos, que após esta exposição, você será respeitado na sua roda de amigos. Você pode até continuar fazendo referências à Valéria e Janete, achando que está sendo engraçado. As pessoas não te acharão tão idiota quanto antes. Depois dessa exposição, Gil será um ícone. Não mais Cartola, não mais Chico Buarque, não mais Pixinguinha. Gil e VOCÊ (você... você... você) serão ícones.

Muito obrigado e sem mais.

Gil - "Maionese"

Dedico este post à minhas amigas Suellen Lima e Joyce Souza.

10 comentários:

JOhnny Reis disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Amei o Post!
engraçado e interessante
já não pagarei muito mico.
ja posso falar de asserê da Rouge!
Brincadeira rsrsrs

Parabéns

Luana disse...

Eu te daria um soco por falar mal de CFA, mas o texto tá tão bem escrito que eu relevo.
HAHAHAHAHAHAHAHAHHHHA

Anônimo disse...

KKKk muitooo legal me lembro bem dessa música, adorei o post!!!

Joyeux disse...

não sei nem o que dizer...

essa história da Gil surgiu da quantidade de tóxico que eu consumi nos anos 70 e não da minha vontade de ser kool...

...mas então veio você e se apropriou da história, e gestou a história, e fagocitou, regogitou... e a escreveu com a brilhância que eu jamais teria.

que lindo, parabéns!


ouvi falar que está tendo uma exposição da madonna no masp, vamos? *strike a pose!*

Hermann disse...

MUITO BOM!!!
Nada como um pseudo-intelectualismo para nos fazer rir (e parecer mais interessantes).

Isis disse...

Adorei o texto, mas se estamos falando do mesmo Michel Foucault, ele é o filósofo que escreveu Vigiar e Punir, esse é um dos títulos mais famosos dele... agora se ele era pintor... aí eu já não sei =P

C. Junior disse...

HAHAHAHA!
Isis, É desse mesmo Michael Foucault que estamos falando. Ele não era pintor, assim como Luis Buñuel nunca governou, Não existem composições literárias barrocas de Mao Tse-Tung e Cartola nunca escreveu nenhuma concepção para o teatro, rs.
Foi piadinha besta. :P

Fábio disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
EXCELENTE

Joyeux disse...

claudio, você conhece muita gente burra, beijos.

zekijacobi disse...

Tinting | Tioga Springs Resort - Titanium Arts
Tioga Springs Resort offers breathtaking views of 도레미시디 출장샵 Western titanium tools Colorado, the Sierra titanium grey Nevada Mountains and a world-class spa, a luxury spa, a titanium shift knob fitness center, smith titanium