quarta-feira, 19 de maio de 2010

Futebol e outras Coisas de Machos...

Segundo a FIFA, o Futebol é o esporte mais popular do mundo, possuindo cerca de 270 milhões de adeptos em suas várias competições. Ou Seja, cerca de 5% da população mundial joga futebol regularmente, dividindo-se em 1,7 milhões de equipes e 301.000 clubes. O País com maior quantidade de jogadores é a China, seguida dos Estados Unidos, Índia, Alemanha e Brasil. Anualmente, movimenta uma receita de 3.238 milhões de francos. Este valor é quase o triplo do PIB Brasileiro em 2008 (1.669,7). Além disso, um único jogador pode custar até 94 milhões de Euros (Cristiano Ronaldo, Real Madrid). É por essas e outras que o Futebol é a questão de maior influência na construção do comportamento político, cultural e sexual em nossa atualidade, porém, muitas vezes, de maneira negativa.

A Política do Pão e Circo foi criada durante o Império Romano e consistia no provimento de alimentos medianos e diversão à população, a fim de desviar a atenção dos problemas políticos e amenizar a insatisfação popular. O Futebol então, tornou-se o maior exemplo do Pão e Circo na sociedade Pós-Moderna. Sua principal função implícita é despolitizar os espectadores, desviando o foco. Karl Marx dizia que a "Religião é o ópio do povo" e, em um país onde a maior religião é o futebol, este entorpece os neurônios brasileiros. Cria-se então um enorme paradoxo: O Brasileiro indigna-se, informa-se nos jornais e extrapola seus sentimentos muito mais pelos jogadores de seu time do que realmente deveria importar: a Política da Nação. O Cadernos de Esportes do Estadão e da Folha possui 5 páginas à Mais que o Assunto Política e Economia. Segundo pesquisa de uma universidade Paulista, cerca 75% das notícias políticas relevantes só são passadas as quartas-feiras no Jornal Nacional. Reparem! O Futebol além de formar um estrutura social, também constrói um modelo sexual a ser seguido.

Segundo o psicanalista Sigmund Freud, o ser humano possui a 'Angústia da Castração', a qual o homem teme a fêmea pela visão da vagina que remete a castração, o que provoca uma ereção - uma reafirmação por não ter sido castrado, evocando superioridade. Portanto, a masculinidade nasce do que é oposto ao feminino, e esta virilidade é a ética moral entre os homens. Segundo o filósofo Foucault, o homem no sexo faz da mulher o seu outro, sua constatação de virilidade. Não basta SER Homem, deve PARECER Homem e CONTRAPOR-SE a mulher. Em uma sociedade patriarcal e falocentrica, o futebol torna-se então a constatação do Masculino. É um ambiente de homens para homens que constrói a masculinidade para  os iniciantes (crianças e adolescentes) e ainda reforça a masculinidade entre os adultos veteranos. Esta interação  viril elimina todos aqueles que se insurgem contra a virilidade social triunfante. Logo, o Futebol não trata-se de esporte apenas, mas um pilar organizador das relações sociais, uma 'cartilha' de condutas masculinas e principal pauta de conversação, traçando regras de sociabilidade e fidelidade entre homens.

O filósofo João Silverio Trevisam aponta o cuidado quase atávico de assegurar a heterossexualidade futebolística. Esporte este, responsável por uma homosocialidade de macho-para-machos. Um homoerotismo velado entre abraços e beijos efusivos pós-gol, alcoolizados ou não. E como cerveja e futebol quase sempre andam juntos, quanto mais disfarçado ou sublimado um comportamento, mais autêntico. 

Em junção à isso, mostra-se também responsável pela ignoralização político-social, onde a notícia que o Neymar não foi convocado gera mais indignação que a aprovação do recesso de dois meses para os deputados assistirem a copa em casa. Pois é, esta é a política de Pão e Circo, onde o Pão é a Cerveja e o Circo é a nossa própria casa. Cheia de palhaços com olhos e neurônios vidrados no próximo Gol. Palhaços.

Por Cláudio_DeLarge
Para o CaféSolúvel

6 comentários:

Lucas disse...

Homoerotismo velado foi foda.....
okapakpoakapokaopk. vou passar um tempo no vestiario da minha escola

bruno da costa ribeiro disse...

sabe delarge gostei do que escreveste apesar de concordar em parte com você, pq sinto um certo pré-conceito seu. realmente o futebol é usado para o pão e circo no brasil, mas grandes intelectuais como Chico Buarque, Mário de andrade, nelson rodrigues, ferreira gullar, Luís Fernando Verissímo, caetano veloso, Ariano Suassuna e Carlos Drummond de Andrade são fãs deste esporte apenas "alienante".
lhe pergunto se por acaso assim como eu, não sofreste alguma discriminação no colégio por
não saber jogar bola ou por não gostar de futebol??

PS:achei barbaro a parte que o João Silverio Trevisam aponta um homoerotismo no futebol

C. Junior disse...

Bruno,
Tudo bom?
Poxa, fico todo-todo em saber que lê os bla-blá-blás que escrevo.

Sempre acreditei que tenho fortemente opiniões formadas, o que não me impede de alterá-las conforme adquiro conhecimento. Em contraponto, nunca as vi como verdades absolutas, até por que não existe certo ou errado, ao meu ver, existem interpretações.

No caso do futebol, tentei apontar as o outro angulo do futebol frente ao grande alvoroço que sempre colocam nele. Chico Buarque também fuma maconha - não tenho nada contra, mas também acho-a desnecessária - e nem por isso torna-a dignitiva, rs.

Desde criança homossexual, já sofria uma certa discriminação. Limitava-se a ser goleiro e, modestia à parte, era bom. Acho que por isso os meninos não me batiam... Enfim, haha. Valeu! :)

Anônimo disse...

que legal, eu também não fumo maconha ou qualquer outro narcotíco, senhor delarge. mas eu queria mesmo é mostrar ao senhor que o futebol é um esporte admirado também por intelectuais não só por alienados!!

PS: esquece do mario lago

brunoda costa ribeiro disse...

sou eu bruno, que escreveu aquilo no anônimo acidente de percurso, né

Anônimo disse...

o q acontece é q Dummond, Chico Buarque e tantos outros q foram mencionados são intelectuais,gostam de futebol, mas não se deixam alienar-se pelo mesmo. Eles tbm estão de olho na sociedade e na política. Não tem o olho só para o futebol, como a maioria dos fanáticos.
Francimar